terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O uso do Gluten na nossa culinária!

O Gluten aparece geralmente combinado com outras proteínas vegetais e também em combinação com o amido desses cereais sendo responsável pela elasticidade da massa composta pela mistura de farinha e água.
As características de textura, associadas à elasticidade das massas compostas por farinha com glúten, permite que a massa protéica seja preenchida com água e bolhas de gás produzido no processo de fermentação, resultando na consistência elástica e porosa ou esponjosa dos pães e bolos em que se utiliza fermento.
Uma vez cozido, o glúten adquire uma consistência firme e toma um pouco do sabor do caldo no qual foi cozido. Esta propriedade faz com que seja apreciado como substituto da carne nas cozinhas vegetarianas e budista.
Em assados, o glúten é o responsável pela permanência dos gases da fermentação no interior da massa, fazendo com que ocorra um aumento em seu volume. Depois do cozimento, a coagulação do glúten é responsável pela não desinflação do bolo ou pão.
O gluten está presente nos produtos, farinhas e derivados sos seguintes alimentos: trigo, cevada, centeio e na aveia.
Os alimentos que não contem gluten são: arroz, milho, quinoa, soja, batata, cenoura, mandioca, cana-de açúcar, sementes de girassol, além de frutas e farinhas de frutas em geral.
Então dá para se divertir na cozinha com ou sem o gluten!!
Vamos às panelas !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário