terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Nessa época do ano, que a maioria das pessoas estão na praia, o cardápio que melhor combina são os peixes e crustáceos....
Mas quem está em São Paulo, se pergunta: de onde vem os peixes para os restaurantes???
A grande maioria recorre ao CEAGESP; às 2 horas da manhã, a feira da madrugada dedicada aos pescados do Ceagesp está repleta de feirantes, varejistas e donos de restaurantes que disputam espaço entre carrinhos, blocos de gelo e pilhas e mais pilhas de caixas, com os peixes mais frescos da cidade. Os pescados, enfileirados em uma plataforma de plástico a poucos centímetros do chão. Em cima de cada peixe, um plástico branco com um pedaço da carne para que o comprador avalie a qualidade.  Segundo levantamento do Ceagesp, cerca de 2500 pessoas vão à feira da madrugada por noite e aproximadamente 250 toneladas de peixes e frutos do mar são comercializados diariamente.
Uma outra alternativa é a parceria que muitos restaurantes mantém com a "fonte", isso é..direto com pescadores; assim se asseguram de um sistema que garante a alta qualidade dos peixes e frutos do mar servidos. O restaurante mantém parceria com diversos pescadores, que recebem frequentemente uma “lista de pesca”.
E assim quem sai ganahndo sempre é o consumidor.
Então vamos aproveitar a boa maré!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário