sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Todo mundo sempre costuma repetir: "Ano-novo, vida nova".
Mas até que ponto sabemos realmente medir o peso desta afirmação e a colocamos em prática?

Se no ano que passou, você não conseguiu atingir suas metas, concretizar sonhos, acumulou mágoas e não superou desafios inesperados, agora é a hora de abrir as janelas da mente e do coração para o futuro.
É importante captar mensagens externas e não esquecer de olhar para dentro de si porque o caminho para uma vida nova passa, impreterivelmente, por nosso universo interior. 

A ajuda pode, sim, vir de fora, mas o impulso deve partir de você. Independentemente de sua situação atual. 
Em primeiro lugar, questione com honestidade: "Eu realmente quero mudar minha vida?"

Se a sua resposta for afirmativa, então é hora de mexer-se porque o ano-novo está aí.
Para que isto dê realmente certo, é necessário antes de tudo, se permitir mudar. 

O próximo passo é derrubar aquelas barreiras internas tão prejudiciais, como o preconceito consigo próprio, o medo, a inveja e o rancor.

E, não esqueça, o mundo ao seu redor apenas reflete o que você é.

Feliz Ano Novo!!!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Ano Novo, mesa nova, cardápio novo!!

Nada melhor que começar o ano com mudanças!
Então vamos lá!
Arrume sua mesa para a ceia com pelo menos alguns itens novos na decoração. Pode ser prato, talher, taça, flores, guardanapos..enfim...o que mais lhe convier.
O cardápio voce pode dar uma mudada...nada de bacalhau, tender...esqueça!
Algumas idéias: Salada tropical: muitas folhas, frutas..bem colorida!
E no prato principal..Hambúrguer...por que não???
Aqui uma receita bem legal do famoso Hamburguer 162:
160gr Picanha moída 2x com gordura; 35gr Patê de Foie; 35gr Queijo Parmesão ralado grosso;
25gr Pepino em conserva; Alface America e Tomate à gosto

Preparo: Em uma frigideira antiaderente coloque o queijo parmesão formando um disco, deixe que doure e se solte de um lado, repita a operação do outro lado, retire e deixe esfriar.
Modele as 160gr de picanha formando um disco com no minimo um dedo de espessura.
Aqueça bem uma frigideira coloque um risco de óleo. Coloque o hamburguer e ao começar a tostar adicione sal e pimenta de um lado, repita a operação ao virar o hamburguer. O tempo de cozimento depende do ponto desejado o importante é a carne ficar tostada por fora para manter a humidade por dentro.
A virar o hamburguer adicione o patê de foie e de uma rapida abafada na frigideira para aquece-lo.
Coloque o hamburguer com o patê de foie na base do pão cortado ao meio, adicione por cima do patê o pepino em conserva, logo em seguida a alface americana e o tomate e por ultimo e somente na hora de servir o disco crocante de parmesão e a tampa do pão para fechar o sanduiche.

Sirva com a salada citada acima e de sobremesa um brownie!!

Feliz Ano Novo!!!

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Hoje vou falar um pouco de bebida!!

Nas festas de final de ano, a principal bebida que consumimos é o vinho ou o espumante.
Existem algumas regras para se harmonizar com os pratos a serem servidos; mas a principal é: o seu paladar!
Mas vale considerar as orientações básicas ditadas há anos por especialistas. Por exemplo: carnes vermelhas geralmente vão bem com vinhos tintos e carnes brancas, com vinhos brancos. Mas nem essa regra é absoluta e pode variar dependendo do preparo do prato e seus ingredientes. Também é importante considerar que tipo de harmonização se espera: por contraste ou afinidade.
Com o pernil de cordeiro, apesar de se tratar de uma carne vermelha, o cordeiro requer certos cuidados na hora da harmonização com vinho. É uma carne mais adocicada que a bovina e mais delicada que a de caça. Na textura é aveludada. Os vinhos mais indicados são os macios.
É uma carne geralmente servida assada. É macia e um tanto gordurosa, além de ter um sabor marcante. Por isso harmoniza com tintos encorpados, variando de acordo com o modo de preparo e o sabor dos molhos. Molhos mais fortes pedem vinhos mais estruturados.

Quando o prato é frutos do mar, os brancos predominam. Se for durante as festas, melhor ainda se for um espumante. O Champagne nos remete a festas e comemorações e não há nada melhor para acompanhar esse tipo de prato. A escolha deve se pautar em vinhos elegantes e persistentes, com equilíbrio entre frescor e acidez e aromas suaves e harmoniosos. Outra dica importante é que como no caso dos frutos do mar temos acidez, o vinho deve ser igualmente ácido, como Sauvignon Blanc.

Saúde!!

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Sobrou muita comida do Natal?? Tudo se aproveita !!

Qualquer jantar natalino tem sempre peru ou frango e frutas secas. Pois bem, de olho nesses produtos que hoje andam caros, é bom não fazer cerimônia. Uma ótima dica é o reaproveitamento dos ossos do perú...acreditem..dá muito certo! Eles viram um bom caldo que além de hidratar os que beberam muito na noite de Natal, também serve para hidratar um delicioso risoto.
E o prato pode ganhar ainda frutas secas. Neste caso, basta desfiar o que sobrou do peru ou do frango e cortar as frutas secas em cubos. Para dar um diferencial ao prato, basta adicionar uma colher de geléia de frutas vermelhas ou um pouquinho de queijo brie para finalizar. É só provar.
Pernil suíço e queijo do reino, bolo de frutas, massa, chester, tudo pode ser reaproveitado. É só apostar nas receitas possíveis, oferecidas de transformá-los em pratos requintados. Basta desfiar a carne e pedir ao açougueiro para passar no moedor, o que pode ser feito em casa para quem tem a máquina ou desfiar muito bem na ponta da faca. Depois, amasse direitinho, em forma de polpetone de carne suína, aproveitando o queijo do reino triturado. Para deixar no ponto, basta acrescentar molho de tomate, acompanhado de spaguetti com azeite de manjericão.
O que fazer então com as sobras do chester? Com a carne branca, suculenta e saborosa, essa é a receita que não precisa ter nenhum dote especial para transformá-la em um saboroso prato. Que tal um sanduíche de chester com requeijão cremoso? Para ter um sanduíche especial, vamos a pequenos truques; passar no triturador as sobras do chester com um pedaço de ricota, um pouco de creme de leite e requeijão cremoso. Para finalizar, algumas folhas de rúcula e pão francês fresquinho. Depois de recheado com esse creme chester, leve o pão ao forno por alguns minutos. E pronto, é só servir!
Se preferir almoçar uma massa dia seguinte do Natal, a opção pode ser um spaguetti com molho de queijos, frutas secas e sementes temperadas. Junte os queijos que usou na ceia e acrescente damasco, tâmaras, nozes trituradas, amêndoas e até passas e canela. O resultado é um surpreendente e excelente prato.
Pronto!! Tudo novo de novo!!!
Bom apetite!!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Depois do Natal...uma desintoxiação para o Reveillon!!

Como nessa epoca do ano comemos de uma forma demasiada, nada melhor que uma dieta basica..so para não pesar na consciencia!
Depois de muitos almoços e jantares fartos, confraternizações, doces, guloseimas, panetones e rabanadas de Natal, é natural que o corpo se ressinta: inchado, mais pesado, sem energia e com uma gordurinha extra!
Para voltar a ficar em forma para enfrentar o ano novo uma dieta pós-Natal pode ser uma ótima opção. Esta dieta desintoxica e purifica o corpo, ao mesmo tempo que dá tudo o que você precisa para voltar a se sentir com mais energia e ver a silhueta mais magra.
O melhor e´ uma dieta composta por muita proteína, fibra, vitaminas, minerais e antioxidantes, perfeita para libertar o organismo de todos os excessos cometidos à mesa durante o mês de Dezembro. Na verdade, essa dieta não tem como objetivo o emagrecimento – isso é consequência.
Nessa opção de de limpeza, vamos  retirar da cardápio: carnes vermelhas e frango, frituras, alimentos industrializados, alimentos com glúten e com lactose, ovo, açúcares e também o adoçante por ser industrializado, entre outros.
E vamos incluir preparações naturais e com ingredientes orgânicos com muitos antioxidantes que previnem o envelhecimento celular e melhoram o funcionamento do organismo, como vitamina A, vitamina C, zinco, magnésio, entre outos.
O que comer?? Varias opções que tem praticamente tudo permitido : arroz integral, leguminosas como lentilha e grão de bico, peixe (menos frito), legumes, verduras, frutas e chás de ervas (sem açúcar ou adoçantes e o chá mate não são permitidos).
Depois e so aproveitar o que vem por ai no Ano Novo!!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O uso do óleo na cozinha!!!
Um pouco de teoria a respeito é sempre bom!

Gorduras insaturadas são mais saudáveis que as gorduras saturadas. Os alimentos que contém gorduras insaturadas incluem o abacate, as nozes e os óleos vegetais, tais como, óleo de canola e óleo de oliva (azeite de oliva). Cabe ressaltar que a gordura trans é tão pouco saudável quanto a gordura saturada.
A gordura insaturada eleva o nível de lipoproteína de alta densidade no sangue (HDL ou colesterol bom) e reduz o nível de lipoproteína de baixa densidade no sangue (LDL, ou "colesterol ruim"). Isso reduz a formação e/ou manutenção de  ateroma, isto é, a placa de gordura no interior de veias e artérias, que pode causar hipertensão arterial, infarto e derrame cerebral. São encontradas em óleos de origem vegetal, semente, e castanhas em geral.
Gordura Insaturada este tipo de gordura subdivide-se em 2 grupos: as monoinsaturadas e as poliinsaturadas. Elas atuam de forma diferente das saturadas no organismo e são consideradas benéficas, pois contribuem para redução do colesterol no sangue, quando consumidas em substituição às gorduras saturada e trans.
A monoinsaturada é a mais benéfica de todas, pois colabora para redução do colesterol “ruim” LDL, sem reduzir o colesterol “bom” - o HDL. As principais fontes de gordura insaturada são:
Monoinsaturada: azeite, óleo de canola, oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas, etc), abacate, etc.
Poliinsaturada: óleos vegetais (girassol, milho, soja), peixes gordurosos (salmão, atum, arenque, sardinha, etc), semente de abóbora e linhaça, etc ...

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Em continuidade ao post que fala dos benefício e males na cozinha, hoje vou falar sobre a panela de alumínio.
Benéfica ou não????
Vamos ver!

Cozinhar em panelas de alumínio é perigoso?????



terça-feira, 20 de dezembro de 2011

No post anterior, eu falei de como melhorar a alimentação. Hoje, vou falar um pouco sobre as ervas finas, que podem muito bem, em alguns casos, substituir o sal!
Vamos lá!

O que são ervas aromáticas

Ervas são plantas que se destacam pelos ingredientes ativos. Geralmente diferenciamos entre ervas aromâticas e ervas medicinais , mas em muitos casos esta definição é difusa . Muitas ervas medicinais tem uso na cozinha pelos ativos óleos essenciais que são digestivos e dão sabor ao alimento. Também se faz distinção entre ervas secas ou desidratadas e ervas frescas. Durante o processo da secagem uma parte dos óleos essenciais evapora , diminuindo assim o aroma das ervas. Os óleos essenciais, por sua vez, são misturas complexas de compostos vegetais exaltadas por certas plantas aromáticas. São produzidos nos diferentes órgãos vegetais, estando contidos em estruturas especiais ou em aparelhos secretores. Podem ser encontrados em raízes (por exemplo, raiz forte), folhas (manjericão), flores (camomila), casca de árvores (canela) e cascas de frutas (laranja).
As ervas são caracterizadas por seu conteúdo de ativos. Esses ativos são óleos essenciais, alcalóides, minerais, vitaminas e glicose, entre outros. Eles são os responsáveis pelo gosto, aroma ou ação terapêutica das ervas.
Como usar nos temperos da cozinha
As ervas aromáticas têm grande importância na culinária. Ramos inteiros ou partes picadas podem ser usadas para temperar os mais variados alimentos. Para melhor aproveitá-las, as ervas frescas devem ser adicionadas somente no final do cozimento; caso contrário, acabam perdendo os óleos essenciais. Também é comum utilizá-las como enfeite no prato ou até mesmo no drinque. Usadas sozinhas ou combinadas entre si, as ervas dão o último toque aos pratos. Embora existam muitas recomendações sobre qual erva combina melhor com um determinado alimento, elas não precisam ser necessariamente seguidas. Cada pessoa é livre para fazer suas próprias experiências e descobrir como encontrar os sabores que mais lhe agradam - em outras palavras, para criar ou dar seu toque pessoal na culinária.
Como armazenar ervas aromáticas
O melhor jeito de armazenar ervas frescas é mantê-las sob temperatura de 4 a 10ºC, acondicionas em sacos ou potes plásticos bem fechados. Ervas como dill, salsa crespa, salsa lisa, cebolinha, borago, cerefólio e estragão também podem ser congeladas inteiras ou picadas. Nelas, o aroma, os ativos e o aspecto físico são mantidos. A conserva com óleo e vinagre é outra opção. Nesse caso, os óleos essenciais passam para a solução, aromatizando-a por muito tempo. Por último, temos as pastas , que são ervas e outros condimentos misturados com óleo e sal.


segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Daqui há pouco vou postar umas receitas...bos e fáceis!!
Vamos melhorar nossa comida???

Uma das coisas  mais normais é nos preocuparmos com o que vamos comer..e não como vamos preparar a comida...Por isso, o site norte-americano All Women Stalk listou oito hábitos que ajudam a melhorar a qualidade da saúde e que podem ser adaptados da cozinha de todo mundo.

Aí vão algumas dicas:

Diminuir o sal e usar ervas: é um pouco óbvio, mas embora todos saibam que o sal faz mal à saúde, pouca gente tenta substituí-lo nas receitas. Tente colocar menos do tempero em carnes e peixes e opte por ervas para dar sabor.

Evitar alumínio: especialistas recomendam que não se use panelas de alumínio, pois o metal costuma se desprender em altas temperaturas e pode contaminar o organismo, sendo inclusive um dos supostos causadores de demência e Alzheimer.

Reduzir o óleo: uma das maneiras eficientes de reduzir a quantidade de óleo, manteiga ou margarina em bolos, tortas, pães e pudins é usar iogurte natural ou purê de frutas. Além de acrescentar nutrientes e sabor, lembre-se de que essa substituição pode cortar algumas calorias.

Evitar carnes bem-passadas: carnes muito grelhadas contêm elementos cancerígenos que devem ser evitados. Tente evitar a ingestão, dando preferência por assá-las, grelhá-las ou fritá-las. Lembre-se que muita carne vermelha também não é saudável.

Cozinhar vegetais no vapor: essa é a melhor maneira de garantir que os nutrientes se mantenham nos legumes e vegetais, além de assegurar que não percam a cor.

Descarte a gordura em excesso: na hora de untar um recipiente, deixe de lado a manteiga e opte pelo azeite disposto em borrifadores. Além de ser mais saudável, evita que use muito do ingrediente.

Segurança no micro-ondas: na hora de descongelar ou aquecer alimentos no eletrodoméstico, use recipientes que são seguros, feitos com materiais que aguentem a temperatura sem liberar compostos químicos na comida. Objetos de vidro e cerâmica são seguros, mas plásticos devem ser checados antes de usar.

Higiene: essencial em qualquer cozinha. Esfregue superfícies com detergente, use tábuas diferentes para os alimentos e mantenhas as tábuas livres de bactérias.

Então, nada difícil certo?? Mãos à obra e vamos melhorar o o que comemos!!!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O NATAL CHEGOU!!

A comemoração do Natal começou em Roma e, desde então comemoramos o nascimento de Jesus..Era para ser assim..mas tudo virou um comércio de presentes e e muita comida.
Essa é a época do ano que os comerciantes mais lucram com novidades de todos os jeitos e para todos os bolsos.
As comidas a cada ano tem-se novidades nos pratos já eternizados; o perú 'ganha' nova farofa; as rabanadas são reinventadas; enfim..novidades não faltam, inclusive as gastronômicas.
Mas o que prevalece é o espírito natalino, confraternizações, amores, perdões..shows de luzes, a cidade animada, enfeitada; linda!
E para não fugir do costume daqui há pouco vou postar uma receita...de Natal!!!
Cachaça mineira em confusão....

Um dos produtos mais nacionais que nós temos, a cachaça, se envolveu numa enorme confusão...e com gente grande!
Mas não podemos esquecer que existe a '"Lei de Murphy"!
Assim, a holding inglesa Diageo, que é detentora da marca do uísque Johnnie Walker, abriu processo administrativo no Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) contra a cachaça João Andante.
Mas o processo gerou publicidade para a cachaça e fez suas vendas dispararem. Nas últimas duas semanas, os pedidos feitos via e-mail já chegam a mil garrafas. Até então, as vendas eram de apenas 200 garrafas por mês.
Como entender?!?!
Ainda mais a "João Andante" é mineirinha.....Os mineiros negam que o uísque tenha sido a inspiração e sustentam que o Walker da marca inglesa nada tem a ver com andar ou caminhar --é um sobrenome; e o "João Andante" é um jeca, ou capiau, conforme a mineirice!
Embalagens da cachaça mineira João Andrante e do uísque Johnnie Walker

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Mais uma para Alex Atala!!

O chef Alex Atala, que dispensa qualquer comentário, ganhou vários pontos!!
Depois de tantas aventuras de Atala, agora ele é o primeiro brasileiro convidado a ser presidente de honra do evento gastronômico mais prestigiado do mundo, o Bocuse d'Or. O convite é considerado o "Oscar" da gastronomia. Atala conduzirá o júri nos dias 20 e 21 de março de 2012, em Bruxelas, na Bélgica.
O Bocuse d'Or reúne profissionais do mundo inteiro há mais de 20 anos. Durante o evento, os chefs devem criar duas receitas: uma a base de carne e outra de peixe. Os pratos são avaliados pelo júri nos quesitos criatividade, apresentação e sabor.
Os vencedores desta etapa do campeonato irão para a grande final em Lyon, na França, em janeiro de 2013.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Aqui duas receitas para complementar o post anterior.
O molho tarê é da culinária japonesa, mas vai muito bem com qualquer tipo de petisco!

Bolinho de Peixe:
- 400 gr de peixe ja cozido pode ser usado todo tipo de peixe. Exemplo aquela sobrinha do almoço.

- 150gr de pão

-150ml de leite frio

-1 colher sopa de cebolinha bem picadinha

-1 dente de alho bem picado

-1 ovo

-Sal e Pimenta

-Farinha para polvilhar


Modo de Preparo

- Amoleça o pão no leite

- Junte todos o ingredientes e amasse bem até ficar bem misturado

- Faça bolinhas do tamanho de um bombom sonho-de-valsa

-Polvilhe um pouco de farinha por cima e leve a geladeira para ficarem firmes

-Coloque óleo em uma frigideira e frite até que fiquem dourados

 
Dica do Chef:

Se quiser deixar nosso bolinho de peixe com gosto mais brasileiro, substitua a cebolinha pelo coentro e de uma leve fritada no alho até dourar antes de levar ele à receita.


Molho Tarê:

Ingredientes:

  • 3/4 xícara de sake
  • 1 1/3 xícara de sake Mirin
  • 3 colheres de sopa de açucar granulado
  • 1 1/3 xícaras de shoyu
Modo de preparo:
  1. Em uma panela, com o fogão em temperatura média, coloque o sake e o sake mirin para ferver.
  2. Adicione o açucar e misture até dissolver.
  3. Agora adicione o shoyu até que levante fervura.
  4. Neste momento, diminua a temperatura do fogão.
  5. Deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos.
  6. O molho deve ficar grosso e brilhante.
  7. Coe o molho em um coador de pano (ou pano fino) e deixe esfriar.
  8. Sirva-o morno / quente
Santos 3x1!! Deu Brasil..deu Neymar!! Agora vamos nos deliciar com uma das culinárias que mais cresce: a japonesa....E opções não faltam. Ainda mais aqui em São Paulo, temos uma média de 600 restaurantes japoneses. As temakerias estão em alta...todo bairro tem ao menos uma agora..virou febre.
A alimentação dos japoneses podem servir de exemplo para uma vida mais saudável. A harmonia entre os ingredientes é o grande segredo; o peixe é a melhor fonte de proteína e ômega 3; a inclusão rica em produtos provenientes da soja só faz bem para o colesterol; os anti-oxidantes que combatem o envelhecimento, estão presentes no gengibre, cogumelos e no chá verde.
Fica a dica para aproveitarmos um pouco mais dessa cultura milenar!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Hamburgueria 162, unidade de Moema!!

Esse link é da nova matéria sobre a Hamburgueria 162, da nova unidade de Moema, que a jornalista Glaucia foi lá e conferiu as novidades!
Dá uma lida. vale a pena!!