quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Para encerrar o assunto sobre o feijão, vou falar as últimas ponderações:

No Brasil, o tradicional "arroz com feijão" é ainda o prato de resistência da nossa população de sul a norte. A feijoada, com suas variadas receitas, o feijão tropeiro, o virado à paulista e o tutu de feijão à mineira são nossos pratos típicos mais conhecidos e apreciados.
De influência portuguesa e espanhola temos os pratos preparados com grão de bico e feijão branco. A lentilha entra na preparação de diferentes pratos de origem libanesa já incorporados à nossa culinária. As ervilha, seja fresca ou seca, é ingrediente indispensável em saladas, sopas e risotos.
Aquele feijãozinho de todo dia não é difícil de fazer. Mas tem seus segredinhos... No Rio de Janeiro o preferido é o feijão preto; em outros estados comem-se o mulatinho, o chamado "carioquinha", o jalo e tantas outras variedades. Acompanhado de arroz e uma "mistura" – que pode ser carne, frango, peixe ou mesmo um ovo frito – compõe o popular "comercial" servido em todos os restaurantes populares.
Se há uma unanimidade culinária no Brasil, é a feijoada. Às quartas e sábados, milhares de restaurantes servem esse prato, cuja origem é controvertida. Contam alguns que a feijoada nasceu nas senzalas, do aproveitamento que os escravos faziam das partes dos porcos abatidos nas fazendas e que não eram consumidos na casa grande. A tradicional feijoada feita com feijão preto é conhecida como feijoada carioca, embora seja em S. Paulo onde é mais consumida. Cada cozinheiro ou cozinheira tem seu receita especial de feijoada. Os acompanhamentos são: arroz branco, couve refogada, farinha de mandioca torrada – ou farofa – e uma laranja inteira. E um bom molho de pimenta!
No nordeste, a feijoada é feita com feijão mulatinho, também chamado de feijão manteiga e, além das carnes, leva uma série de legumes. Sirva com arroz branco e uma boa farofa.
Originária de Santa Catarina, a feijoada de frutos do mar é preparada com feijão branco. É um prato leve, servido com arroz branco.
De origem ibérica – existem receitas similares em Portugal e Espanha – este prato já faz parte de nossa culinária, principalmente no Estado de S. Paulo e Rio de Janeiro. Sirva com arroz branco e uma verdura refogada, que pode ser couve, acelga ou escarola.
As lentilhas são de fácil cozimento, não sendo necessário colocá-las de molho de véspera. Com arroz branco é o acompanhamento ideal para bistecas fritas. Acrescente escarola refogada e terá um excelente almoço.
Excelente acompanhamento para carne de porco, língua ou frango, este purê é feito com ervilhas secas. Podemos preparar da mesma forma purês de grão de bico, lentilha ou feijão branco, excelentes acompanhamentos para carnes diversas.
Um dos mais apreciados e conhecidos pratos da culinária baiana, é feito de feijão fradinho, um feijãozinho branco com uma mancha negra. É servido recheado com molho de pimenta ou com um bom camarão à baiana
Pronto!!
Tudo que se podia dizer a respeito do feijão está aí!!
Agora é só se deliciar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário