O arroz é o
alimento mais importante do mundo. Cultivado em mais de 100 países, é o
grão que alimenta regularmente milhões de pessoas.
É um carboidrato completo, de fácil digestão, alto valor
energético e índice glicêmico
de excelente absorção pelo organismo.A cozinha tailandesa é feita basicamente sobre quatro pilares essenciais: o arroz; as massas em fio; as frutas e legumes; e as especiarias: molhos e ervas aromáticas.
O arroz assume papel de protagonista na culinária Thai.
Na Tailândia, são consumidos dois tipos de arroz: o arroz glutinoso e o jasmim.
O arroz glutinoso é um arroz de grão curto que se condensa ao cozinhar e que se come fazendo bolinhos com os dedos. Já o arroz jasmim é uma variedade de grão comprido e cristalino, muito parecida com o arroz basmati, característico da cozinha da Índia.
O arroz glutinoso não contém glúten, e é cultivado principalmente na Tailândia, Japão, Vietnan, China e no Laos. Existem registros que esse arroz exista há cerca de 2000 na China e foi até utilizado como “argamassa” da Muralha da China.
O arroz de jasmim é de origem tailandesa, com seu aroma peculiar e textura macia, muito apreciado por gourmets de todo o mundo; podendo ser preparado natural ou com leite de coco.
Um dos arrozes mais fáceis de fazer do mundo é também um dos mais saborosos. Este acompanhamento é ideal para os mais variados tipos de pratos com inspiração oriental.
Cocos, papaias, mangas, tamarindos, bananas, limões, melões e outras espécies contribuem com os aromas e sabores de uma cozinha capaz de incorporar o arroz nas mais variadas receitas. As saladas combinam legumes e frutas, sejam elas cruas ou cozidas, na chapa ou na grelha. As frutas, temperadas com todo tipo de especiarias, convertem-se em acompanhamento para carnes, peixes e arroz.
Bom apetite!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário