quarta-feira, 28 de março de 2012

Estamos a poucos dias da Páscoa, então vamos começar a dar dicas de pratos para essa data.
Claro, que também iremos falar do bacalhau, mas temos outras opções...
Mas vamos começar pelo tradicional!
O bacalhau foi introduzido na alimentação inicialmente pelos portugueses, que durante as grandes pescarias, já realizavam o processo comum de salga do pescado desde oséculo XIV, época das grandes navegações.
Bacalhau é o nome comum para o tipo de peixe dogênero Gadus, pertencente à família Gadidae, sendo o dito "original", ou "verdadeiro", o bacalhau encontrado no mar Atlântico, chamado (Gadus morhua), que é uma das cerca de 60 espécies da mesma familia de peixes migratórios.
Os Gadus vivem nos mares fríos do norte, sendo geralmente de tamanho pequeno, embora alguns exemplares possam chegar a pesar 100 quilos e medir pouco menos de doismetros. Alimenta-se de outros peixes menores, como o arenque.
E como não poderia faltar...segue uma receita de bacalhau:


 


1 posta de Bacalhau de 1/2kg aproximadamente,  1 pimentão vermelho sem pele,  100g de azeitonas pretas,  Batatas-inglesas, cortadas em nozetes ( com o lado menor do cortador ), Farinha de rosca e manteiga - para gratinar, Salsa bem picadinha para salpicar sobre as batatas, azeite de oliva extravirgem.
Rendimento: 2 porções


Deixar o Bacalhau da Noruega de molho, durante 24 horas em água fria, trocando-a de tempo em tempo. Escorrer. Aferventar o tempo suficiente para que o Bacalhau da Noruega fique macio, sem desmanchar. escorrê-lo. Acertar a posta que vai ser utilizada, eliminando as eventuais espinhas e peles. Abrir as fibras da carne, na superfície, acompanhado o desenho natural delas, levantando-as ligeiramente nas bordas. Untá-las com pincel, passando mel ou claras, só para dar aderência à farinha de rosca que será salpicada nas bordas e nas laterais. Espalhar pequenos pedaços de manteiga em toda a superfície ( com pincel ou em pedacinhos ). Levar ao forno para dourar. Para servir, montar sobre rodelas de pimentão. Dourar as batatas na manteiga, rapidamente. Espalhá-las em torno do Bacalhau, enfeitando com azeitonas a gosto. Salpicar com a salsa picadinha e servir. Acompanha vinho tinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário